A importância de ter uma ancora

Subaru In A Rally stage

Somos seres estranhos, temos diversas necessidades e vontades, mas existem algumas coisas que marcam de uma forma impassível de compreensão. Criamos laços com coisas, pessoas e animais de estimação, esses laços representam muitas vezes nosso estado de espírito, um sonho, um momento na vida ou um marco importante, uma conquista.  Algumas coisas nossa vida sempre é acompanhado de passos, desde o momento do nascimento temos etapas e conquistas, primeira palavra, primeiro passo, primeiro dia de escola, primeira palavra escrita, enfim temos diversas formas de primeira vez, essas evoluções tendem a nos levar a ter laços emocionais, a principal forma de expressar a importância de algo é levar como um hobby, algo que você faz por amor e não necessidade.

Os hobbys geralmente tendem a ter algo conectado com nossa personalidade ou algo que tenho relação com algum momento em nossa vida, um carro, um instrumento musical, um cd que marcou alguma passagem importante, enfim não existe um hobby sem importância, e acredito que levar o seu hobby como algo secundário acaba tornando sua felicidade secundária, perde a sua ancora seu porto seguro de prazer e lazer, em dias de mercado saturado, falta de emprego e excesso de mão de obra no mercado, isso dificulta a pessoa trabalhar com sua real paixão, um ótimo exemplo disso é ser musico, quantas pessoas realmente tentam o sonho de ser musico? Viver pela arte é o emprego mais duro e mais difícil de ter um retorno, tenho amigos que somente tomaram um rumo para sua paixão após a casa dos 30 anos, acontece é uma decisão dura e corajosa, agora não trabalhe com algo que você ama e ainda por cima deixe de ter um hobby, qual seria seu real motivo de felicidade?

Ser feliz não é apenas trabalhar com o que você gosta ter a pessoa que você ama, para ser completo você precisa ter algo que te eleve, faça sua alegria de ter seu momento, é  egoísta eu sei, mas é do ser humano, nosso prazer nem sempre co-depende de outras pessoas. Eu tenho duas coisas que mantêm meu foco em momentos difíceis e me fazem pensam em momentos de reflexão, musica (leia como tocar e ouvir) e dirigir, o prazer de ter o controle de uma maquina de mais de 1000 kilos sobre seu controle, transformar o conjunto homem+maquina como sendo um a continuação do outro, é uma sensação de extremo prazer de se sentir completo consigo mesmo, ter um momento SEU, é você e a maquina conversando dialogando um tentando tomar o controle do outro, é como um dialogo onde a única voz que se ouve é o motor e talvez uma radio, mas depende da circunstancia o estado de comprometimento com o dirigir é tão intenso que o radio perde a importância auditiva e só sobram os sensos de comportamento do carro, é você tomando conhecimento de você pela maquina ou pelo hobby, o prazer em se satisfazer  sem a necessidade de um outro alguém, é como entrar na sua própria mente e dialogar com seus próprios pensamentos, acredito que quando se perde isso você se perde em você, necessitamos dessas ancoras para nos mantermos como nos somos, sem isso não temos uma real felicidade e sim metade dela.  Desvalorizar um hobby é o mesmo que desvalorizar a sua maior alegria, qual seria o real motivo de desvalorizar o que te dá valor?

~ por René Ramirez em 19/04/2010.

2 Respostas to “A importância de ter uma ancora”

  1. Foda!!! Com ceretza um dos melhores, muito bom!

  2. O MEU MOMENTO DE PRAZER É NA HORA DE DANÇAR, PARA MUITOS É ALGO SEM IMPORTANCIA, SEM FUTURO, MAS QUANDO EU DANÇO EU SINTO EMOÇÕES INDESCRITIVÉIS. É UM MOMENTO MEU, UM PRAZER, UMA ALEGRIA. DEPOIS DE LER ESSE ARTIGO, TENHO MAIS CERTEZA DE QUE O QUE FAÇO, INDEPEDENTE DO QUE AS PESSOAS PENSAM, ME TRAZ PRAZER E NÃO QUERO NEM VOU PARAR.

Deixe um comentário

 
